Chegar ao aeroporto, parar o carro, utilizar uma app e um robot vir buscar o seu carro e estacioná-lo. Parece um cenário futurista, mas já é possível utilizá-lo no Aeroporto Internacional de Düsseldorf. A empresa alemã Serva instalou nos parques do concorrido Aeroporto, um sistema inteligente de estacionamento automático que, por intermédio de dispositivos robóticos, arruma os veículos de forma otimizada, ganhando até 60% de espaço disponível para estacionamento com esta tecnologia.

O conceito nasceu da ideia de se reduzir ou eliminar os requisitos mecânicos, materiais e de instalação dos sistemas de estacionamento automatizados, obtendo como resultado, um projeto simples, porém robusto e flexível, que através de uma série de robots chamados RAY atuam como manobradores de estacionamento, conseguindo otimizar o espaço de estacionamento em até 60%. Para além disso, estes robots são equipamentos ecológicos, que funcionam com uma bateria similar à dos veículos elétricos, podendo a mesma ser recarregada através de energia solar.

Para recuperar o veículo, o utilizador tem apenas de introduzir os seus dados num terminal existente no local, ou através da Internet, por intermédio do seu telemóvel ou tablet, na própria hora ou com antecedência, introduzindo a hora prevista de saída.

Durante o tempo em que o veículo se encontra estacionado, devido à informação colocada na app, os robots vão trocando o veículo de lugar, garantindo assim, a otimização do espaço disponível de estacionamento e evitando que o veículo fique bloqueado na hora da entrega.
Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M2_iyBm_aik

 

Sites pesquisados:

http://www.serva-na.com/#weparkforyou

https://www.engenhariacivil.com/aeroporto-dusseldorf-sistema-estacionamento-autonomo