O conceito de edifícios autossustentáveis ganhou um novo aliado que permite uma redução considerável do consumo de energia do edifício. Falamos de um novo conceito que surge na Inglaterra, o Solar Squared, um bloco de vidro projetado para se encaixar perfeitamente em novos edifícios, ou como parte de projetos de remodelação com a capacidade de gerar eletricidade.

O Solar Squared pode tornar-se parte da arquitetura de um edifício para gerar eletricidade. Os autores deste produto criaram um bloco de vidro inovador, que pode ser incorporado em construções, sendo projetado para armazenar energia solar e convertê-la em eletricidade. Esse fenómeno ocorre, devido às lentes internas inteligentes que refletem a radiação solar recebida para pequenas células solares, aumentando a energia total gerada por cada célula solar. Assim, a eletricidade produzida fica disponível para abastecer o prédio, ser armazenada ou usada para carregar veículos elétricos, reduzindo os custos energéticos da construção onde ele é aplicado.

Foto 1

A equipa criou a empresa Build Solar, necessitando de investimentos para realizar os testes comerciais do produto e colocá-lo no mercado, tendo como data prevista o ano de 2018. Dr. Hasan Baig, fundador da Build Solar e pesquisador do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Exeter, afirma que a criação da sua empresa pode ser benéfica para a economia do Reino Unido a longo prazo.

 

Sites pesquisados:

https://www.buildsolar.co.uk
https://www.archdaily.com.br/br/879360/solar-squared-um-bloco-de-vidro-que-gera-energia-eletrica