O sucesso de um projeto está dependente de várias condicionantes, para as quais as empresas necessitam de um fornecedor de serviço com um extenso know-how, teórico e prático. Questões como:
- O projeto tem aço a mais?
- A solução de ar condicionado projetada é a mais barata para as suas necessidades? E proporciona os consumos mais económicos?
- Os revestimentos são os melhores? Não há alternativas equivalentes e mais económicas?
- As várias especialidades de Engenharia e Arquitetura estão devidamente compatibilizadas?
Os erros que mais comprometem os custos, prazos e a qualidade final da construção são cometidos nesta fase do projeto.
Os engenheiros e arquitetos que projetam a obra, por não terem qualquer responsabilidade com o pagamento da mesma, não têm em conta, muitas vezes, os custos das soluções que apresentam.
A DDN responsabiliza-se pelo controlo dos riscos da ‘fase de projeto’, com vista à valorização final do projeto.
Como principais etapas deste serviço destacamos:
Estratégia do Projeto
Nesta fase são efetuados diversos Estudos de Mercado e Estudos de Viabilidade (técnica, económica e financeira), ajudando na definição do âmbito do Projeto. É igualmente nesta fase que se estudam as diversas soluções de financiamentos disponíveis;
É também nesta fase que definimos com o cliente quais os direitos e responsabilidades dos diversos Stakeholders do Projeto, a forma e o modo das comunicações e a análise de riscos. Este processo tem como output o Plano Estratégico do Projeto, que sendo essencial ao investimento, define o orçamento e o planeamento base do Projeto, devidamente fundamentado pelo estudo de mercado e viabilidade, tendo em linha de conta a análise de riscos. É ainda neste documento que ficarão refletidas as regras das relações e tomadas de decisão dos Stakeholders do Projeto, devidamente espelhadas na Matriz de Responsabilidades e Plano de Fluxo de Informação.
Conceção
Nesta fase a DDN efetuará a Gestão, Execução e Coordenação dos projetos necessários para a definição clara e inequívoca do Programa.