O Retail Park de Matosinhos é um empreendimento promovido pelo Novimovest – Fundo de Investimento Imobiliário, gerido pelo Santander Totta, destinado ao comércio a retalho, constituído por 3 lotes privados em forma de “U” e um parque de estacionamento exterior retangular que será cedido à Câmara Municipal de Matosinhos, totalizando uma área de terreno com cerca de 63.000 m2.

O Retail Park de Matosinhos situa-se numa zona em franca expansão ao nível comercial, o que constitui um atrativo para as marcas que aqui se queiram instalar.

A construção do Retail está a ser realizada de forma faseada. Até à data, foi construído o parque de estacionamento e o lote 3, estando neste momento a ocorrer a construção do lote 2.

Parque de Estacionamento

 

De uma forma geral, o parque de estacionamento desenvolve-se com um comprimento de 200 m e profundidade de 92 m, incluindo passeios adjacentes e escadas de acesso ao parque de estacionamento e tem uma capacidade para 500 lugares aproximadamente.

Relativamente à pavimentação, foi definida uma estrutura betuminosa de 3 camadas na área de circulação viária, sendo os lugares de estacionamento em grelhas de arrelvamento, com o objetivo de reduzir ao máximo a área de impermeabilização do Parque. A pavimentação fica completa com a aplicação de “slurry” nos passeios.

Ao nível das infraestruturas, este projeto contemplou a execução de rede de drenagem de águas pluviais e rede elétrica. A drenagem de águas pluviais é assegurada por meio de caleiras em todo o perímetro do parque. Essas caleiras são em betão polímero, semelhantes às utilizadas em aeroportos, o que lhes confere grande resistência quando solicitadas pelos automóveis em circulação.

Quanto à eletricidade, foram previstas 2 colunas com 6 projetores que iluminam a totalidade do parque.

A Empresa executante do parque de estacionamento foi a Restradas, a qual concluiu o trabalho, de acordo com o prazo estabelecido e com a qualidade exigida.

Fig 1

Lote 3

No lote 3 está implantado um edifício com cerca de 10.000 m2 com loja e armazém.

O Novimovest foi responsável pela execução dos trabalhos que permitem fazer o arrendamento do espaço, tais como: a estrutura, fachada, cobertura, pavimentos, rede de sprinklers, infraestruturas hidráulicas e elétricas e sistema de desenfumagem.

Uma vez disponibilizado o espaço de arrendamento pelo Novimovest, cabe ao arrendatário, neste caso a Conforama, fazer as obras no interior da loja de acordo com as suas pretensões.

Uma característica arquitetónica que distingue o Retail Park de Matosinhos é a presença de contentores na fachada principal, fazendo alusão à atividade corrente do Porto de Leixões situado nas proximidades do Empreendimento.

A Promontório desenvolveu o Projeto e a obra foi executada pela ACA, que assegurou a conclusão da mesma, no prazo previsto e com a qualidade exigida.Fig 2

Lote 2

No lote 2 estará implantado um edifício com cerca de 18.000,00 m2, e está idealizado para arrendar a diferentes lojistas, possuindo cinco frações de áreas idênticas entre si. Neste lote encontra-se um estacionamento subterrâneo que, em conjunto com o parque de estacionamento exterior mencionado acima servirá todo o Retail Park.

O Lote 2 encontra-se neste momento em construção pela ACA, e está a ser seguida a mesma filosofia construtiva que no lote 3.Fig 3

Serviço DDN

No âmbito deste Projeto, a DDN disponibilizou o serviço de Gestão de Projeto e Fiscalização de Obra para as empreitadas do Parque de Estacionamento e do lote 3, tendo assegurado o mesmo serviço para o lote 2, mas com adição do processo de concurso.

A afetação da DDN a este Projeto foi de 100%, prestando apoio nas diversas especialidades inerentes à obra.

A DDN disponibilizou para o seu trabalho o controlo de todos os materiais, acompanhamento e interpretação de ensaios, controlo de custos através de consultas ao mercado e procura de soluções mais económicas e know-how especializado em defesa do Cliente e do Projeto.

Importa referir que até ao momento, das obras já concluídas, não se verifica qualquer custo para além do previsto no budget inicial.

Em suma, a DDN tem vindo a conduzir o processo de construção do Retail Park de Matosinhos desde o seu início, dezembro de 2014, até à presente data, tendo começado pelo Parque de Estacionamento, passando pelo Lote 3 e mais recentemente pelo Lote 2, cumprindo três requisitos fundamentais para o sucesso de uma obra, que são o compromisso entre a qualidade, o prazo e o custo da mesma!