Uma empresa britânica, a Ten Fold Engineering, desenvolveu um sistema que permite ter a sua casa, comércio, bancadas, palcos onde e quando quiser! Basta ter uma ideia do que pretende e a Ten Fold Engineering desenvolve-a e concretiza-a num sistema modular móvel que transforma um bloco transportável numa construção totalmente funcional, em menos de 10 minutos.

O conceito é baseado em construções utilizando containers marítimos, mas ao invés dessa solução, estes desdobram-se através de sistemas de alavancas, para a solução criada pelo utilizador. A chave deste conceito é um sistema de alavancas patenteado que controla ligações de dobradiças contrabalançadas. Este sistema permite que a estrutura ou a casa efetivamente se “faça a si mesma” – tudo o que proprietário tem de fazer é pressionar um botão e vê-lo a desdobrar-se. Em seguida, eles simplesmente fixam o sistema usando uma broca elétrica. A unidade fecha-se através de um guincho, que tem um sistema de segurança que não permite o fecho até que os pisos estejam dobrados.

Tudo se encontra incluído, paredes divisórias, mobiliário e a estrutura que se pode desdobrar até 3 vezes o seu tamanho compactado, podendo porém este tamanho aumentar devido à possibilidade de se conectar com outros módulos.

Foto 1

Como o sistema vem equipado com plataforma de apoio, dispensa a necessidade de se executarem fundações, sendo apenas necessário o terreno apresentar-se nivelado. Os módulos são desenhados de forma a poderem ser conectados a quaisquer infraestruturas elétricas e hidráulicas existentes no local, ou caso se pretenda infraestruturas móveis (gerador, ETE móveis, etc.). Os módulos base poderão ser adquiridos por um valor a rondar os 111.000,00 €, podendo variar consoante as pretensões do cliente.

 

Veja o seguinte vídeo: https://www.tenfoldengineering.com/#section-applications
Site pesquisado: https://www.tenfoldengineering.com/