No passado dia 17 de março de 2018, a DDN esteve presente no Instituto Superior Técnico para apoiar mais uma edição do evento académico EBEC Challenge, a melhor competição europeia de Engenharia.

O EBEC Challenge consiste num projeto internacional que tem como motivação fornecer aos alunos, a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, desafiando-os a resolver problemas interdisciplinares. Esta competição que decorre em duas fases – local e nacional – é conhecida como uma das maiores competições europeias de engenharia, onde os participantes são divididos em equipas de quatro elementos e testam os seus conhecimentos teóricos e práticos durante 24 horas. Durante este período, as equipas são também convidadas a resolver mini-desafios, um dos quais foi desenvolvido e apoiado pela DDN.

O evento iniciou com a cerimónia de abertura, a qual contou com a presença das empresas patrocinadoras e com a apresentação da DDN.

Foto 1

No espaço destinado às mini-competições, o desafio apoiado pela DDN passou por propor aos concorrentes, a montagem de um Equipamento de Medição e Monitorização (EMM) em 60 min. Esse equipamento deveria conjugar três funcionalidades como a verificação do nivelamento de superfícies horizontais e verticais (fornecendo os respetivos ângulos de desvio) e a medição de ângulos entre duas superficies. Os materiais colocados à disposição dos concorrentes foram 5 elásticos, fita cola, 20 espátulas de língua em madeira, 1 metro de fio de nylon, 2 berlindes, 2 folhas A4 e 1 tubo de PVC. Os vencedores foram encontrados depois de testada a precisão dos equipamentos desenvolvidos.

Foto 2

O EBEC Challenge 2018 terminou com a cerimónia de encerramento, na qual a DDN fez o balanço de todo o evento e focou a necessidade atual de ajuste dos planos curriculares de Engenharia Civil, de modo a incluírem uma maior abordagem às temáticas relacionadas com a atividade de fiscalização de obras.

A DDN pretende apoiar cada vez mais os estudantes de Engenharia e em breve irá abrir três vagas para estágios curriculares, promovendo o contacto direto dos futuros engenheiros civis com a atividade de fiscalização de obras e fomentanto o interesse pela área.

Foto 3