A possibilidade de ter uma casa ou uma divisão da casa, através de um sistema modular móvel já é possível em menos de 10 minutos, graças à tecnologia desenvolvida pela empresa britânica TEN FOLD ENGINEERING.

Numa época onde o conceito “sustentabilidade” é tido como o principal vetor no desenvolvimento de qualquer projeto, especialmente, e cada vez mais, no setor da construção, existem empresas que levam o conceito à letra e desenvolvem tecnologia sustentável em prol dos utilizadores finais. A TEN FOLD ENGINEERING é uma dessas empresas que desenvolveu um conceito inovador de habitação.

Partindo de um “molde” básico, que assenta num contentor marítimo de 12 metros (40 pés), a empresa disponibiliza já, por um montante um pouco superior aos 110.000,00 €, uma habitação modular, que se transporta por meio de um camião TIR standard e que, colocada no local desejado, fica pronta a habitar, em apenas 10 minutos.

Foto 1

A casa “desdobra-se” por si só, podendo a sua estrutura desdobrar-se até 3 vezes o seu tamanho compactado (contentor fechado), sendo a chave deste conceito, um sistema de alavancas patenteado que controla ligações de dobradiças contrabalançadas.

A habitação é fornecida com toda a mobília básica indispensável à vida quotidiana, bem como com todas as divisórias. Têm cozinha e WC incluídos, mas há a opção de juntar módulos externos para esta funcionalidade, ficando assim com mais espaço interior. Pode ser conectada a qualquer infraestrutura existente, ou mesmo ser auto-abastecida através, por exemplo, de painéis fotovoltaicos. O sistema vem equipado com plataformas de apoio, dispensando assim, os encargos com a necessidade de se executarem fundações, sendo apenas necessário o terreno apresentar-se nivelado.

É um conceito altamente flexível já que, de acordo com a TEN FOLD ENGINEERING, a casa pode ser expansível a qualquer momento, adicionando mais módulos contentorizados e construindo o layout desejado.

Foto 2

Dada a flexibilidade do conceito desenvolvido, a TEN FOLD ENGINEERING alarga a sua aplicação a qualquer tipo de estrutura habitacional, de escritórios, comércio, serviços hospitalares, ou mesmo a estruturas de parqueamento para automóveis, etc. A aplicabilidade do conceito é muito vasta, mas tem sempre como linha condutora, a rapidez e solidez na sua implementação e utilização, aliada à sua alta mobilidade e sustentabilidade.

Foto 3

Fonte: https://www.tenfoldengineering.com/