O que há uns anos atrás era visto como ficção científica, tornou-se hoje bastante comum. Referimo-nos ao uso de drones que atualmente podem ser até um hobby a nível particular. As suas potencialidades começaram a ser aproveitadas em vários setores e a construção civil não se ficou atrás.

Atualmente, os drones são utilizados na construção civil fazendo a captura de imagens e permitindo observar o andamento da construção de um empreendimento ou infraestrutura. As suas possibilidades de utilização têm aumentado a cada dia, sendo visto até como uma ferramenta de inspeção, ao utilizar um sensor térmico que permite identificar anomalias a partir da alteração na temperatura em pontos de uma estrutura.

Os Drones atuais podem proporcionar excelentes imagens em tempo real do local de uma obra, possibilitando visualizar a evolução da mesma com uma perceção que não seria possível de outra forma, possibilitando a realização de excelentes fotografias para a elaboração de projetos 3D ou a realização de filmes para apresentação a eventuais clientes ou investidores.

Poderão ainda ser utilizados como ferramenta para a realização de diagnósticos técnicos ou de inspeções a Edifícios, Pontes, Terrenos, e outras infraestruturas, principalmente a zonas de difícil acesso, permitindo assim a realização de diagnósticos técnicos bastante mais fiáveis e conclusivos a imóveis/infraestruturas.

DCIM100MEDIADJI_0109.JPG


Caso Prático em Portugal

A Checkhouse, empresa pioneira no diagnóstico técnico imobiliário em Portugal e que faz parte do Grupo da DDN, foi a primeira empresa a utilizar esta ferramenta como auxílio aos vários trabalhos de inspeção de imóveis. Com esta poderosa ferramenta, os diagnósticos às partes inacessíveis de edifícios, deixa de ser um problema, permitindo uma melhor resposta e uma maior capacidade de apresentação de relatórios conclusivos.

 

Fontes:
https://www.drondrones.com.br/
https://droneelite.ca/